www.institutopackter.com.br
 

*página inicial

Carta 25

 

   
Jornada de Estudos 2011 - Escócia - carta 24

Cartas de Lúcio Packter, semanais, que os colegas recebiam a cada segunda-feira.

                    

Querido colega,

A caminho de Curitiba, escrevo. 

Nossa conversa de hoje é sobre um dos elementos mais famosos no mundo: Nassie, o monstro do lago, avistado primeiramente por São Columba. 

É tranqüilo afirmar que Nessie existe, enquanto muitas pessoas que não acreditam na realidade disso, elas não existem. Pelo critério de validação histórica, Nessie existe, é fato, realidade. Há centenas de relatos, avistamentos, contatos. Filmes, livros, músicas, há muito sobre o misterioso e tímido lago do monstro. 

Certa ocasião, um casal o descreveu a um jornal. Ele estava atravessando uma das estradinhas que contornam o lago. Mas, como é do temperamento de Nessie, logo se esquivou e suavemente sumiu nas águas lindas e escuras do lago. 

O lago Ness tem uns 40 quilômetros de comprimento e alcança mais de 200 metros de profundidade. Muito bonito, cercado de turfa, pode ter contato com o mar por aberturas e cavernas. Típico lago das Highlands. 

Passaremos rente a ele, pela A 82, e provavelmente pararemos em alguma cantina em suas margens para uma conversa sobre mitos celtas, mitologia, filosofia. Enquanto isso, se tudo correr bem, o monstrinho simpático poderá ternamente aparecer. Ou não.

Um abraço,

Lúcio

(agosto de 2011)