CORREIO DE UBERLÂNDIA
(28 de outubro de 2000)  

              Filosofia Clínica, que visa tratar de pessoas com algum tipo de distúrbio emocional, existe há cinco anos, mas ainda é novidade em Uberlândia. O primeiro curso destinado à formação de filósofos clínicos na cidade, com duração de dois anos, terá sua aula inaugural hoje, às 8h30, na futura sede de uma clínica, no bairro Martins.

             A aula inaugural será ministrada pelo filósofo Hélio Strassburger, de Porto Alegre. Segundo ele, trata-se da filosofia acadêmica adaptada e direcionada à atividade clínica, ou seja, que visa tratar de pessoas com algum tipo de desequilíbrio emocional provocado por conflitos profissionais ou passionais, entre outros fatores. O curso é destinado à preparação de filósofos graduados para o exercício clínico em consultórios, empresas , escolas, clínicas, hospitais  e em trabalhos com grupos da terceira idade e não entra em conflito com os profissionais da Psicologia e Psiquiatria.

             O que diferencia a Filosofia Clínica da Psicologia e da Psiquiatria, segundo ele, é a fundamentação e o método. A Filosofia  Clínica  usa quase exclusivamente os escritos da própria filosofia acadêmica, como Sócrates, Aristóteles, Kuhn, Kant, entre outros filósofos. De acordo com Hélio Strassburger, “diferente da Psicologia e das terapias tradicionais, a Filosofia Clínica não contém tipologia, não usa termos como normal versus patológico, não utiliza medicamentos, nem procedimento clínicos a priori. É construída  a partir da pessoa, do seu funcionamento no meio em que vive. Procura conhecer a pessoa a partir de sua existência”, explica Hélio.

             Há cinco anos, o filósofo Lúcio Packter fundou o Instituto Packter em Porto Alegre, com uma proposta diferente de tudo o que já se havia desenvolvido sobre filosofia no Brasil. Atualmente, existem 20 centros de Filosofia Clínica espalhados pelo País, em cidades como Manaus, Brasília, Porto Alegre( sede) e Uberlândia e mais de mil filósofos clínicos formados. O curso dura dois anos e, após a conclusão, o filósofo formando vai realizar um pré-estágio e um duplo estágio supervisionado, quando receberá os certificados “A” ( capacitação à clínica e à pesquisa) e “B”( capacitação à pesquisa). Maiores informações podem ser adquiridas  pelo site www.filosofiaclinica.com.br ou pelo telefone 0XX513306634.