Instituto Packter   

www.filosofia.com.br

www.filosofiaadistancia.com.br

 www.filosofiaclinica.com.br


Arquivo com os Exercícios de Filosofia Clínica contendo as respostas comentadas:

 

Corpo e Pensamento

 

Veja abaixo uma transcrição sobre pensamento e corporeidade.

Converse com seus colegas e professores de Filosofia Clínica sobre o tema. O que constatam no consultório?

 

 

 

"Na Grécia antiga três grandes  filósofos nos deram uma advertência que poucas pessoas ouviram. Eu me refiro ao Sócrates, Platão e o Aristóteles. Eles nos disseram entre outras coisas , que havia um desvio , um lapso, uma ruptura, entre o pensamento e as questões materiais , no sentido primeiro de uma velocidade , mas haviam outras diferenças também. É como se o corpo começasse a perder velocidade e o pensamento fosse lá na frente, muito longe , correndo, correndo e o corpo fazendo todo esforço para acompanhar , o pensamento cada vez mais veloz , sem claro conseguir. 

 

A maneira como o corpo tenta compensar isso é jogando na corrente sanguínea , hormônios, via stress, via tensão muscular , via batimento cardíaco , mais rápido, a respiração mais curta. Isso faz com que a pessoa tente compensar muitas vezes. Gerando, praticamente, um estado de falência no organismo. Depois do advento da revolução industrial e do iluminismo, isto se tornou mais vertiginoso . Hoje há pessoas que já acordam com o pensamento disparado. Algumas dormem com o pensamento assim. Muito acelerado. E já acordam com mil coisas na cabeça, do que tem que fazer, do que tem que tratar, do que tem que lidar. Imagina o corpo tendo que acompanhar uma cabeça dessa. Para muitas pessoas isso é complicado. Claro, aqui não estou me referindo aqueles casos nos quais , a pessoa não precisa do corpo, da corporeidade. 

 

Muitas pessoas não precisam. Tem gente que já vive só o pensamento puro e o corpo até atrapalha, mas eu falo daquelas que tem uma relação desses dois lados, cuja ruptura causa uma série de danos . Aqui, há várias maneiras da gente conseguir uma espécia de conciliação. Você lembra daqueles aparelhos de televisão que a gente tinha, à válvula e alguns viam com um botão de sintonia fina. Lembra daqueles? Era um botão que a gente girava e a imagem tremia na tela , o som ficava ruim, mas de repente tudo melhorava , as coisas parecem que se ajeitavam. Colocava um Bombril na antena e você podia ver o programa em paz. Às vezes né! Pois é , há uma maneira de fazer essa sintonia fina , em muitos casos, em muitas pessoas. E isso claro, vai variar de pessoa para pessoa.

 

(clique na imagem abaixo, ou aqui, e ouça a fala completa)

 

 

voltar ao acervo de exercícios com respostas comentadas

www.filosofia.com.br (Só Filosofia - um portal completo sobre Filosofia)

www.filosofiaadistancia.com.br (para cursar Filosofia acadêmica a distância)

www.filosofiaclinicaonline.com.br  (para cursar Filosofia Clínica a distância)

www.filosofiaclinica.com.br (tudo sobre Filosofia Clínica)

www.hojemelhor.com.br (uma contribuição filosófica para o nosso tempo)