Explicação -
Estimado
estudioso,
Nosso
estudo diz respeito à paz, à esperança, um horizonte de dias mais
brandos e afetuosos; utilizaremos uma delicada ferramenta nomeada
imaginação filosófica.
Platão
levantava restrições à caminhada da imaginação rumo à verdade. Em A
República, o filósofo analisa a imaginação na arte e na poesia,
entendendo-as frequentemente como cópias de cópias, distantes do
"mundo das ideias".
Muito
depois, Descartes elaborava a imaginação como uma forma de
pensamento inferior em relação à razão, conforme exposto em suas
Meditações sobre Filosofia Primeira.
Em Kant,
encontramos vários aprofundamentos significativos. A imaginação,
como mediação, possibilita o diálogo entre nossas impressões
sensoriais e o entendimento, permitindo conectar abstrações a termos
sensoriais. É notável a liberdade concedida à imaginação por Kant na
Crítica do Juízo; no juízo do gosto e na estética, a imaginação e o
entendimento interagem em equilíbrio e ajustes.
Como
isso se reflete em nossas vidas cotidianas? O que os filósofos
indicam acontece quando sonhamos, trabalhamos , amamos? Estas
questões podem ser abordadas em termos universais?
Alguns
filósofos rumam para aspectos controversos e delicados. Gaston
Bachelard, em A Poética do Espaço, postula que a imaginação tem o
poder de alterar o que chamamos de realidade. Entre outras razões, a
imaginação consegue isso porque vai além da lógica.
Em nosso
estudo, exploraremos algumas dessas possibilidades. Faremos algumas
observações. Será que o ato de formar uma imagem ou conceito na
mente, que não se baseia na percepção dos sentidos, é algo puramente
interno? Segundo The Concept of Mind, de Gilbert Ryle, aqueles que
restringiram este ato ao ambiente interno cometeram um "erro de
categoria", algo comum na análise dualista. Para Ryle, imaginar não
é ver com a alma, mas sim um modo de comportamento; é viver.
Nosso
estudo dos dias 10 e 11 de novembro ilustrará esse modo de viver,
essas substâncias existenciais, desde o entendimento até algumas de
suas aplicações.
Em
aprofundamentos subsequentes, encontramos filósofos como Martha
Nussbaum. Sua obra Upheavals of Thought destaca o papel do processo
mental de formar representações ou conceitos não percebidos pelos
sentidos ou presentes na realidade imediata no contexto da empatia,
ética e moralidade.
Os temas
tornam-se complexos e se expandem. Enfrentamos esses intrincados
elementos em trabalhos como Consciousness Explained, de Daniel
Dennett. O filósofo da cognição destaca a importância da imaginação
para lidarmos com os modelos mentais que nosso cérebro cria. Nesse
aspecto, Richard Rorty também se aproxima, ao ponderar, em
Contingency, Irony, and Solidarity, os recursos que podem auxiliar
no ato de imaginar, como a capacidade de compreender o outro.
Encontramos autores importantes nessa pesquisa. Sartre, em
Imaginação, a coloca como uma forma de consciência distinta e não a
reduz à percepção. Maria Zambrano chega aos limites dos conceitos em
sua obra Filosofia e Poesia.
A
seguir, relacionei algumas das obras que embasarão nosso estudo.
Convido ao
trabalho desses temas em nosso evento de estudos.
Um abraço,
Lúcio
Número
de vagas -
35.
Como
efetuar a inscrição -
1.
Se
você é aluno dos nossos cursos avançados (que são realizados terças
e sextas-feiras à noite, 19h00), escreva
para
institutopackter@uol.com.br
informando que solicita uma vaga
para o curso "Imaginação".
Não é necessário enviar qualquer outro dado.
Se não é aluno
dos nossos cursos avançados, por favor envie seu nome completo, cpf
e e-mail.
2.
Em até 48 horas após recebermos o seu e-mail responderemos enviando
uma carta contendo o boleto de inscrição e demais informações, desde
que tenhamos vagas.
3. Enviaremos
até um dia antes do evento uma carta com explicações detalhadas sobre
os procedimentos, horários, interatividade, senha e outros assuntos.
4. Valor da
inscrição -
158,00 - para
alunos dos cursos avançados do Instituto Packter que farão pelo
Zoom.
356,00 - para
o público em geral e alunos dos nossos outros cursos.
5. Não é
fornecido certificado neste evento.
6.
Eventualmente, livros e filmes podem ser modificados.
**
as vagas serão disponibilizadas conforme a ordem cronológica de
chegada dos e-mails.
*** a
imagem do cartaz foi construída com o auxílio
de DALL·E da OpenAI.
**** ao
final de cada dia de trabalho, entre 20 e 30 minutos de conversações
com Lúcio Packter sobre os temas trabalhados.
Retorno à
página inicial
Retorno ao Programa
|