Instituto Packter
Filosofia Clínica
Socialmente, a morte é ainda tida como ruptura, fim.
No entanto, uma série de elementos, providências, trabalhos e questões pode ganhar a dimensão e desenvolvimento apropriados com o advento da morte do indivíduo.
Habitua-te a pensar que a morte não é nada para nós, pois que o
bem e o mal só existem na sensação. Donde se segue que um conhecimento exato do
fato de a morte não ser nada para nós permite-nos usufruir esta vida mortal,
evitando que lhe atribuamos uma idéia de duração eterna e poupando-nos o pesar
da imortalidade. Pois nada há de temível na vida para quem compreendeu nada
haver de temível no fato de não viver. É pois, tolo quem afirma temer a morte,
não porque sua vinda seja temível, mas porque é temível esperá-la.
Tolice afligir-se com a espera da morte, pois trata-se de algo que, uma vez
vindo, não causa mal. Assim, o mais espantoso de todos os males, a morte, não é
nada para nós, pois enquanto vivemos, ela não existe, e quando chega, não
existimos mais.
Não há morte, então, nem para os vivos nem para os mortos, porquanto para uns
não existe, e os outros não existem mais. Mas o vulgo, ou a teme como o pior dos
males, ou a deseja como termo para os males da vida. O sábio não teme a morte, a
vida não lhe é nenhum fardo, nem ele crê que seja um mal não mais existir. Assim
como não é a abundância dos manjares, mas a sua qualidade, que nos delicia,
assim também não é a longa duração da vida, mas seu encanto, que nos apraz.
Quanto aos que aconselham os jovens a viverem bem, e os velhos a bem morrerem,
são uns ingênuos, não apenas porque a vida tem encanto mesmo para os velhos,
como porque o cuidado de viver bem e o de bem morrer constituem um único e mesmo
cuidado.
Epicuro, em A Conduta na Vida
Número de vagas – 15.
Pequeno auditório do hotel Santo Dumont
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