Instituto Packter   

www.filosofia.com.br

www.filosofiaadistancia.com.br

 www.filosofiaclinica.com.br


Arquivo com os Exercícios de Filosofia Clínica contendo as respostas comentadas:

 

Jaspers e Filosofia Clínica

 

Assinale as alternativas corretas no que concerne às relações entre o pensamento de Jaspers e a Filosofia Clínica.  

A (   ) Jaspers centra sua Filosofia no estudo do homem individual, assim como a Filosofia Clínica preponderantemente até a matemática Simbólica.

B (   ) Aparece um procedimento clínico informal em Jaspers, a Divisão, quando em 1949 este apregoa em sua religiosidade as etapas de origem e fim da história.

C (   ) A maneira de experimentar a transcendência é mediante um símbolo: pessoa, teoria, arte. O mesmo podemos observar na Filosofia Clínica.  

D (   ) Em sua obra Sobre a Verdade, de 1947, o filósofo fala de uma lógica filosófica que seria o esclarecimento mesmo da razão. Este auto-esclarecimento não pode ser limitado ao interior de uma estrutura, de um sistema. Em Filosofia Clínica isso pode adquirir outras conformações.

E (   ) Semelhante ao que ocorre em Filosofia Clínica quando relaciona a verdade subjetiva aos Exames das Categorias, Jaspers coloca a verdade singular em contato com as verdades multíplices em sua lógica filosófica.

F (   ) Para Jaspers, a pessoa, ao reconhecer a verdade de sua condição de existir, desenvolve a compreensão da verdade do existir alheio. Neste sentido, ambas caminham para uma verdade única. Esta verdade única não pode ser alcançada, pois está em um dado transcendente. Aqui existe uma profunda coincidência entre Jaspers e a Filosofia Clínica.

G (   ) Jaspers explana o horizonte conglobante, ou tudo-compreendente (Umgreifende). Aqui Jaspers engloba todas as maneiras possíveis de fenômenos do ser e do homem; cada maneira será então distinta em dois pólos. Em Filosofia Clínica, a Estrutura do Pensamento é precisamente isso, tudo o que está na pessoa.

H (   ) A fé é diferente do saber objetivo. Em Der philosophische Glaube, o ser se manifestará pela fé de maneira que não se pode descrever. Isso é verificável plenamente também na clínica filosófica.

I (   ) Jaspers, infelizmente, erra ao defender que Deus é indemonstrável em seu mistério. A Filosofia Clínica defende exatamente a existência e a prova cabal da presença de Deus.

 

 

 

                                                      

Resposta -  A, B, D, E

Item A. Existe uma tendência acentuada na Filosofia Clínica ao atendimento individual, à pessoa, até chegarmos aos trabalhos iniciais da Matemática Simbólica. Nesta, temos o universal estudado em toda sua abrangência. No entanto, há esta perspectiva desde o sétimo tópico estrutural, entre outros.

Item B. Sim, Divisão. Jaspers assinala desde o surgimento das religiões e das filosofias no oriente até a época de hoje que ele considerou o segundo início da história humana. Efetua diversos movimentos divisivos. 

Item C. A maneira de experimentar a transcendência pode inserir elementos não simbólicos, como reações proprioceptivas.

Item D. Vários movimentos da verdade podem ser encerrados em sistemas; às vezes somente sobrevivem desta forma. A natureza, a gênese, o modo da verdade instituída, construída ou revelada, tudo pode estar em um sistema aberto ou fechado. Curiosamente, a própria verdade preconizada por Jaspers encontra espaços vigorosos em sistemas fechados. 

Item E. Sim, pela maneira como a questão foi colocada, há semelhanças neste ponto.

Item F. Por que a verdade não pode ser alcançada? Por que a transcendência impediria isso? A verdade pode perfeitamente ser estática, alcançável. Cada Estrutura do Pensamento de cada pessoa é única. Para Jaspers, a verdade era concebida de outra maneira.

Item G. Quando afirmo que a Estrutura do Pensamento é o que está na pessoa refiro-me a um modelo e explico que existe um tópico anômalo, aberto, que se desdobra para outros tópicos que provavelmente surgirão no desenvolvimento do ser humano. A Estrutura do Pensamento provavelmente não encerra tudo em si mesma, desde que não se trate aqui do fechamento de um sistema - ocorrência possível.

Item H. A fé pode ser restrita, legítima, calcada no saber objetivo. Um exame minucioso da pessoa, da Estrutura do Pensamento, das reações submodais, dos Exames das Categorias. Em muitas ocasiões e de muitas maneiras, dependendo da constituição existencial da pessoa, a fé poderá ser descrita.

Item I. Não creio que podemos afirmar o erro de Jaspers; para ele, quando se referia ao mistério, não se podia demonstrar a existia de Deus. A Filosofia Clínica  a priori nada tem a dizer sobre isso.

 

voltar ao acervo de exercícios com respostas comentadas

www.filosofia.com.br (Só Filosofia - um portal completo sobre Filosofia)

www.filosofiaadistancia.com.br (para cursar Filosofia acadêmica a distância)

www.filosofiaclinicaonline.com.br  (para cursar Filosofia Clínica a distância)

www.filosofiaclinica.com.br (tudo sobre Filosofia Clínica)

www.hojemelhor.com.br (uma contribuição filosófica para o nosso tempo)