Instituto Packter
www.filosofiaadistancia.com.br
Arquivo com os Exercícios de Filosofia Clínica contendo as respostas comentadas:
Dilthey e Filosofia Clínica
Assinale as alternativas corretas no que concerne às relações entre o pensamento de Dilthey e a Filosofia Clínica.
A ( ) Para Dilthey, o método positivo utilizado nas ciências experimentais não é apropriado para a pesquisa e o entendimento dos processos íntimos como a espiritualidade.
Na clínica filosófica a mesma orientação é seguida. O método positivo, quando muito, é utilizado nos Exames das Categorias.
B ( ) O valor universal, absoluto, que os positivistas conferem ao método que emprestam ao exame dos fenômenos naturais é um erro para Dilthey.
No exame da pessoa, a Filosofia Clínica admite o caráter absoluto de um método em situações de controle específicas, como no tópico estrutural sete.
C ( ) As ciências do espírito, tendo objeto próprio e distinto das ciências da natureza, são superiores a estas últimas. A razão disso é que somente as ciências do espírito nos asseguram assimilar a realidade por um todo por inteira
Esta lição não tem a mesma postura na Filosofia Clínica.
D ( ) Dilthey considera que o entendimento da vida, a própria Filosofia, somente ganha dimensão e profundidade com a história. É fundamental a cada um procurar seu caminho considerando o curso que trilhou.
Esse entendimento encontra semelhanças consistentes na Filosofia Clínica.
E ( ) Para Dilthey podemos abranger os sistemas filosóficos em três fundamentos: causa, valor, fim. Abordagens intrínsecas ao materialismo e ao idealismo. De acordo com esta classificação, a Filosofia Clínica estaria distribuída desde o materialismo até os idealismos objetivo e subjetivo.
Resposta – B, D, E
No item A, é apressado o descarte dos métodos experimentais em questões subjetivas do espírito. Há momentos e movimentos espirituais de forte cunho mecânico, mais de uma vez identificáveis no âmbito na clínica que podem ser aprofundados com o auxílio daqueles métodos.
No item B, de fato, há longas passagens, associações, fenômenos na malha intelectiva da pessoa que às vezes aceitam o dado absoluto, universal, em detrimento do subjetivo.
Item C. Improvável tal perspectiva. Mesmo que considerássemos uma discutível superioridade das ciências do espírito, ainda assim entraria em questão a compreensão da realidade no contexto e época de onde surge o discurso de Dilthey.
Item D. Um alicerce para a Filosofia Clínica é a historicidade, parte constitutiva de seu corpo de fundamentos. Hoje, e pela maneira como é construída, a Filosofia Clínica raramente prescinde deste instrumento.
Item E. Em sua parte materialista, a clínica filosófica abrange conceitos de Hobbes; em seu idealismo objetivo, Spinoza; em seu idealismo subjetivo, Platão e Kant. Evidentemente tal classificação é muito mais um termo de mutilação do que propriamente de compreensão.
voltar ao acervo de exercícios com respostas comentadas
www.filosofia.com.br (Só Filosofia - um portal completo sobre Filosofia)
www.filosofiaadistancia.com.br (para cursar Filosofia acadêmica a distância)
www.filosofiaclinicaonline.com.br (para cursar Filosofia Clínica a distância)
www.filosofiaclinica.com.br (tudo sobre Filosofia Clínica)
www.hojemelhor.com.br (uma contribuição filosófica para o nosso tempo)