Curso Livre de Especialização em Filosofia Clínica,

da Dra. Idalina Krause, com o apoio do Instituto Packter

 

Nova Turma presencial Porto Alegre - 2019

Informações para matrícula e Plano de ensino

Pré-Requisito: o curso de especialização em Filosofia Clínica é oferecido a quem possui graduação em filosofia ou em qualquer outra área do conhecimento com diploma certificado pelo MEC.

 

Professora titular: Dra. Maria Idalina Krause de Campos (mais professores convidados).

 

Periodicidade: Semanal, presencial com aulas no Instituto Packter, Av. Lucas de Oliveira 1937, terceiro andar, bairro Petrópolis – Porto Alegre/RS.   

 

Dia da semana e horário: Segundas-feiras das 14h às 17h.

 

Data de início: 18 de novembro de 2019 (perfazendo 24 meses – habilitação à pesquisa).

 

Documentação para matrícula: a) Cópia autenticada do Diploma de graduação; b) Cópia simples da Carteira de Identidade e CPF; c) Cópia simples do Histórico Escolar; d) Cópia do comprovante de Residência; e) Uma foto 3x4.

 

Matricula: 120,00

 

Mensalidade: 320,00

 

Vagas: 12 alunos

 

Contatos para envio de currículo e agendamento de entrevista:

(51) 98621 4902 – idalinakrause@yahoo.com.br

(51) 3330-6634 - institutopackter@terra.com.br (a secretaria repassará à Idalina Krause os dados)

 

Informação importante:

Trata-se de um Curso Livre de Especialização em Filosofia Clínica com habilitação à pesquisa certificado pela ANFIC (Associação Nacional de Filósofos Clínicos) com o apoio do Instituto Packter de Porto Alegre. Portanto, não conta com a certificação do MEC.

 


 

Plano de Ensino - Curso Livre de Especialização em Filosofia Clínica

Súmula do curso

Aborda os conhecimentos filosóficos acadêmicos voltados para atividade clínica, o que possibilita uma leitura e análise do funcionamento da singularidade do sujeito no seu trânsito pelo mundo.

Estimula e realiza uma abordagem terapêutica direcionada para as demandas práticas do cotidiano, ou seja, faz uso da fundamentação teórica e do método da Filosofia Clínica como instrumento para o autoconhecimento existencial.

 

Objetivos

A formação em Filosofia Clínica visa: a) a formação Teórico/Prática que habilitará o aluno ao trabalho investigativo relacionado às questões existenciais; b) busca a problematização dos conflitos existências marcados pela multiplicidade e pela diferença oriundas das relações interpessoais em seus aspectos: éticos, epistemológicos, axiológicos e conceituais; c) introdução dos estudantes em formação na prática da pesquisa em Filosofia Clínica, visando o desenvolvimento do pensamento investigativo no trato de questões oriundas do ambiente terapêutico e da vida, para a produção de novas possibilidades para o trabalho no campo da clínica filosófica.

 

Cronograma/Temas/Conteúdos Programáticos

(24 meses com habilitação à pesquisa)

Bloco I – Introdução à Filosofia Clínica

Apresentação do programa do curso e Introdução ao Bloco I

Movimentos de pensamento: perspectivas e teorizações contemporâneas sobre a propedêutica da Filosofia Clínica.

A arte da escuta atenta 

Historicidade

Exames Categoriais: 1) Assunto imediato ou último; 2) Circunstância; 3) Lugar; 4) Tempo; 5) Relação. 

Bloco II - Tópicos da Estrutura de Pensamento

Bloco III - Submodos Informais

Bloco IV – Submodos e procedimentos clínicos - Prática Clínica: estudo de caso

Bloco V – Cadernos médicos

Bloco VI - Ética profissional e legislação da Filosofia Clínica

Bloco VII – Clínica didática com estágio supervisionado

Bloco VIII – Método de pesquisa

Trabalho de conclusão de curso (TCC).

 

Procedimentos/metodologia

O desenvolvimento dos Temas/Conteúdos Programáticos acontece via um aporte metodológico matizado por: (a) Aulas expositivas com discussões e debates sobre a temática e teorizações relativas à Filosofia Clínica (b) Análise conceitual relacionadas a concepções contemporâneas da filosofia da cultura e da sociedade (c) Estudo, pesquisa, exercícios didáticos e experimentações em intersecção com temas do curso e/ou área de formação, por meio de: diálogos em aula, trabalhos em grupo, painel temático, estudo de caso, uso de vídeos e música, aulas abertas, ensino com pesquisas. Serão usados aparatos eletrônicos, tais como vídeo, fotografia, música, filmes, videoclipes, multimídias. (f) estudo de artigos, periódicos e livros de cunho filosófico, científico e literário; discussão livre e semi-dirigida sobre temas variados; pequenas exposições, painéis e leituras comentadas; análise de filmes e documentários; para o refinamento da oralidade; exercícios analíticos e críticos da realidade.

Avaliação

A avaliação vincula-se com o comprometimento e prazer de cada aluno na participação nos encontros-aula; produtividade de práticas de estudo, qualidade de teorizações e problematizações; experimentações pertinentes em traduções do plano de pensamento voltado a Filosofia Clínica; presença qualificada nas aulas e atividades propostas; pensamento fundamentado em planos conceituais estudados; escrita dotada de clareza, estruturação lingüística e um nível de apresentação adequado dentro das temáticas abordadas.

Referência inicial de leitura e pesquisa:

PACKTER, Lúcio. Filosofia Clínica: propedêutica. Porto Alegre: AGE, 1997.

PACKTER, Lúcio. Cadernos de Filosofia Clínica. Disponível em: www.filosofiaclinica.com.br

KRAUSE, Idalina. A arte de compartilhar: filosofia Clínica. Porto Alegre: Editora Evangraf Ltda, 2007. 

 

Observações: a) este Curso  Livre de Especialização em Filosofia Clínica é da responsabilidade da Dra. Idalina Krause; conta com o apoio do Instituto Packter; b) o curso será viabilizável com no mínimo seis (6) alunos regularmente matriculados.