Colégio Madalena Sofia e Instituto Packter

Filosofia Clínica


Uma conferência aberta à comunidade sobre os elementos estruturais

do pensamento, da educação do pensamento.

Local - Rua Santa Madalena Sofia Barat, 809 - Bairro Alto, Curitiba

18h40 às 20h40

(entrada franca)

 

(texto publicado na revista Filosofia - Editora Escala)

Educação do Pensamento

Por que não educar o pensamento, tal qual fazemos com a higiene, a alimentação? Educação rima com liberdade, com cabresto, com autonomia, com escravidão. Em alguns casos é até mais indicado um pensamento mal educado do que conceitos vitorianos; em alguns casos.

A educação do pensamento seguirá os indicativos do que é próprio, pertinente, peculiar a cada pessoa. Não existe aqui uma regra, mas uma intenção. Educar segundo o que está em movimento desde cedo. Por exemplo: um sujeito com propensão a artífice que vai lidar com ferro recebe instruções neste sentido, assim como uma pessoa dócil e inclinada kantianamente aos preceitos exatos receberá réguas e esquadros para desenhar seus conceitos.

Um trecho de um escrito de Amadeu Amaral como ilustração:

“Para um simples passageiro de bonde, as ideias são como os bilhetes de loterias: é preciso jogar em muitas, para ter probabilidade de acertar em alguma. E ainda o melhor é não acertar. Criar fama de rico é uma das mais graves maçadas que possam cair sobre quem não necessite de tanto numerário. Responsabilidade social muito pesada. Admiradores. Compromissos. Facadas, amabilidades, invejas, intrigas, amofinações... Que bom travesseiro, a pobreza! A mim, o que me fez sorrir diante do louva-a-deus foi o riso dos outros, tão saudavelmente natural e estúpido. E foi também o próprio louva-a-deus, natural e bobo como esse riso.”

Lúcio Packter

 

 

www.filosofia.com.br (Só Filosofia - um portal completo sobre Filosofia)

www.filosofiaadistancia.com.br (para cursar Filosofia acadêmica a distância)

www.filosofiaclinicaonline.com.br  (para cursar Filosofia Clínica a distância)

www.filosofiaclinica.com.br (tudo sobre Filosofia Clínica)